quarta-feira, 23 de novembro de 2011

5 Perguntas que Você Deve Responder Antes de Criar um Produto Digital

menos que você não tenha lido meus e-mails recentes, você provavelmente ouviu falar do meu novo produto, Negociador Automático. A razão pela qual este produto está fazendo tanto sucesso é muito simples. Eu tive uma ideia e antes de desenvolvê-la me fiz 5 perguntas as quais tive de responder SIM. Não importa se você pretende criar um infoproduto, um software, aplicação web ou qualquer outro tipo de produto digital. Antes de colocar a mão na massa, certifique-se de responder SIM também a estas 5 perguntas. . Pergunta #1: Existe mercado para este produto? Esta pergunta pode parecer óbvia para quem já tem seu negócio online há algum tempo, mas pelo que tenho visto por aí, muitos autores e produtores não têm se feito esta pergunta. Antes de criar um produto, verifique se a solução que seu produto proverá irá satisfazer desejos e necessidades de internautas com perfis específicos. Por exemplo, se o seu produto atenderá um grande número de pessoas que procuram por este tipo de solução em Grupos do Google, comunidades do Facebook, fóruns… Por exemplo, quando pensei em criar o Negociador Automático, primeiro me certifiquei de que existia um grande número de empreendedores que, assim como eu, desejavam usar “exit scripts” em seus websites mas não sabiam uma forma de prática de implementá-los. Caso você não saiba, meu produto Negociador Automático é um software gerador de “exit scripts”. Falando resumidamente, um “exit script” gera uma “janela de diálogo” que tenta convencer o visitante que tenta abandonar seu website a permanecer nele e aproveitar uma oferta especial ou se subscrever para receber um brinde grátis. “Exit scripts” são uma das melhores formas de transformar tráfego perdido em dinheiro. Existem algumas ferramentas estrangeiras para criar “exit scripts”, mas são complicadas de usar e não são adequadas para sites em português. Eu comecei usando uma delas, mas tive muitas dificuldades. Ao perceber que outros tinham o mesmo problema, tive a ideia de criar uma solução que fosse prática e fácil de usar. Com a ajuda do meu programador criei um software que gera “exit scripts” automaticamente, o Negociador Automático. O sucesso foi imediato! Da mesma forma, você deve ter certeza de que haverá pessoas interessadas na solução que seu produto proverá. . Pergunta #2: Estou me diferenciando da concorrência? Como conquistar a preferência do seu público alvo em um determinado mercado? Um mercado muito concorrido deve ser evitado, mas se você acha que pode acrescentar algo a este mercado então siga em frente! Mas ofereça alguma solução que realmente acrescente! No caso do Negociador Automático, eu diferenciei o produto oferecendo diversos recursos extras que não existem nem mesmo nos geradores de “exit script” estrangeiros como, por exemplo, mensagens de áudio em português que chamam a atenção dos visitantes simultaneamente à “janela de diálogo”. Se o seu produto é um infoproduto, você pode acrescentar muito ao seu mercado usando este mesmo conceito. Por exemplo, se os seus concorrentes oferecem ebooks, ofereça seu infoproduto em forma de vídeo. Produtos de informação em vídeo são vistos como “produtos com maior valor” do que ebooks, mesmo que contenham as mesmas informações. As pessoas adoram vídeos e eu não preciso convencer você disto pois o sucesso de sites como o Youtube fala por si mesmo. Mas não se limite a fazer apenas um produto superior e “percebido como superior”. Faça um marketing superior! Isto é muito importante! Crie vídeos mostrando as qualidades do seu produto, enfatize os pontos nos quais ele poderá ser percebido como superior às outras soluções do mercado, mostre os resultados que vêm obtendo com seu produto, depoimentos de usuários satisfeitos, etc. E não se esqueça de mostrar sua cara em seu marketing pois “pessoas não compram da internet, pessoas compram de pessoas!” . Pergunta #3: Meu produto simplifica algo? Pessoas querem soluções simples! Seu produto irá simplificar o trabalho das pessoas para realizar determinada tarefa ou obter determinado resultado? Vou citar novamente meu novo produto aqui, não por acaso, mas porque realmente vem a calhar como exemplo. Como eu havia dito, no passado, para criar meus “exit scripts” eu precisava usar uma ferramenta complicada. Para você ter uma ideia, eu tinha que configurar algumas linhas do script. E se tivesse qualquer “errinho” no script, ele não funcionava. Outos empreendedores e marketers passavam pelo mesmo problema. Mas o Negociador Automático resolveu tudo isto pois nele você preenche alguns campos e o script é gerado automaticamente. Não é preciso editar coisa alguma no script, é só inseri-lo nas páginas e assim aumentar sua taxa de conversão. Rápido e simples! Este tipo de conceito, de facilitar a vida do usuário, pode ser aplicado em qualquer área, não somente na área de software. Por exemplo: vamos supor que você é um designer gráfico e está pensando em criar um curso sobre “como criar logotipos usando o Photoshop”. Porquê não incluir em seu curso alguns templates (modelos editáveis) de logotipos em PSD para que seus clientes possam editar facilmente? Veja bem, não entendo nada de Photoshop e sinceramente não sei se a ideia é viável, é só um exemplo, o que eu quero passar a você é que seu produto deve facilitar ao máximo a vida dos usuários. E um produto fácil de usar traz muitas compensações extras, além das vendas. Por exemplo, você elimina a necessidade de suporte – ou pelo menos diminui esta necessidade, você tem mais clientes satisfeitos e consequentemente minimiza o risco de clientes pedirem reembolso. Excelente! . Pergunta #4: Meu produto vem com “tudo pronto”? Quanto mais “coisas prontas” seu produto tem, mais fácil irá vender! Seja por preguiça, por falta de habilidade ou por falta de tempo, todo ser humano tem receio de “não dar conta” do que deve ser feito para atingir determinada meta ou objetivo. Isto é natural. Mas você pode tirar proveito disto provendo seu produto com “algo pronto para usar”. Algo no qual seu cliente não precise se esforçar ou trabalhar duro. Mais uma vez cito o exemplo do meu produto, o Negociador Automático. Para usar “exit scripts” é necessário criar as chamadas “páginas de saída”, que são aquelas páginas para qual são redirecionados os visitantes que tentam abandonar seu website. Para facilitar a vida dos usuários do Negociador Automático, eu criei “19 modelos de páginas de saída” e os forneço como bônus, desta forma os usuários não precisam se preocupar em criar as páginas de saída a partir do zero, basta edita-las com suas próprias ofertas ou “brindes por subscrição”. No caso do seu produto, você certamente pode pensar em “algo pronto” que possa oferecer aos seus clientes. Pense em algo que o usuário do seu produto precisaria comprar ou criar por si próprio e simplesmente providencie ou crie isto para ele. Por exemplo, se o seu produto é relacionado a criar blogs, você pode incluir como bônus algo como um pacote de temas para WordPress. Se o seu produto é um ebook relacionado a gerar tráfego com “páginas de fãs do Facebook”, porquê não incluir como bônus alguns modelos de fanpage? . Pergunta #5: Eu mesmo compraria meu produto? Esta é uma pergunta muito importante a ser respondida. No caso do meu produto Negociador Automático, foi muito fácil responder SIM pois confesso que criei a solução para eu mesmo usar em primeiro lugar. Provavelmente este não será seu caso, então coloque-se no lugar do potencial cliente e imagine se você compraria a solução que está oferecendo. Imagine-se na mesma situação que o potencial cliente e analise se a sua solução poderia ajuda-lo a atingir resultados. Se você chegar à conclusão de que não compraria seu próprio produto, não se desespere! Há uma solução. Pergunte-se: por qual motivo eu não compraria? O que posso fazer para melhorar esta deficiência? O que posso fazer para deixar este produto de uma maneira que eu mesmo não deixaria de comprar? Respondendo estas “pequenas” questões adicionais acima você poderá chegar a um bom termo e melhorar substancialmente a qualidade de seu produto ao ponto em que terá um produto bom e desejável.

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